Prémio Pulitzer

E já que se fala em arte, porque não um pouco de informação sobre este prémio?

O prémio Pulitzer teve início no ano de 1917, nos Estados Unidos, e destina-se a individualidades ou colectividades que se destacaram com o seu trabalho de excelência na área do jornalismo ou das artes.

Foi criado por vontade do homem que lhe deu nome, Joseph Pulitzer (1847 - 1911), que na altura da sua morte doou dinheiro à Universidade da Colômbia, do qual foi utilizada para iniciar o curso de Jornalismo.

Todos os anos, os vencedores, distribuídos por 21 categorias, são anunciados no mês de Abril. Aos vencedores de 20 destas categorias são atribuídos dez mil dólares e um certificado de excelência; por outro lado, o vencedor do prémio Serviço Público de Jornalismo, sendo este sempre uma identidade colectiva, é galardoado com uma medalha de ouro.




1994 - Kevin Carter - A fotografia imortaliza o momento em que uma menina sudanesa agoniza por causa da fome. Este é, com certeza, um dos mais conhecidos vencedores do prémio devido à crueldade da situação captada.



2006 - Renée C. Byer - "A Viagem de uma Mãe" - Reportagem acerca dos mêses de luta de Derek e sua mãe contra uma grave forma de câncro à qual este, no final, acabou por sucumbir. (http://www.sacbee.com/static/newsroom/swf/april07/mother/ para quem achar que quer ver mais)

Nem sempre a arte capta sentimentos ou vivências positivas, pelo que é sempre de louvar o mérito (e, acima de tudo, a coragem) de quem consegue de forma exímia, passar para todos nós a por vezes dura realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário